o som da alma

1) O som é a presença integral e manifesta do sagrado.
2) Torne-se quem você nasceu para ser, torne-se músico.
3) A música abre o céu (Baudelaire).
4) Play is pray.

segunda-feira, 12 de março de 2007


“Qual é o elemento grosseiramente omitido em todos os tratados sobre harmonia?”
Desta arguição do poeta e também musicólogo, compositor e músico Ezra Pound iniciamos nossa abordagem holística da harmonia, da música, do mundo e da vida.
A principal ausência dos tratados e palestras sobre harmonia é o axioma que agora retornamos manifesto : a idéia da união de muitas coisas em uma unidade.
Vários outros pronunciamentos estão ausentes de qualquer tratado sobre harmonia musical consultados até agora, como que evidenciando a ausência do mundo e da vida na música e no seu ensino, tal como têm sido concebidos tradicionalmente.
Está ausente o pronunciamento de Adorno sobre a harmonia enquanto “(...) a unidade problemática entre o indivíduo e a sociedade, o interior e o
exterior, o conteúdo e a forma”.
Está ausente o pronunciamento de Clarice Linspector sobre “(...) a harmonia secreta da desarmonia(...)”, assim como o enunciado que diz que a harmonia resulta da analogia dos contrários, axioma da filosofia oculta publicado por Eliphas Levi.
Estão ausentes as palavras de M. Ghyka : “A harmonia resulta da repetição da figura central da obra em suas subdivisões”.
Trago ainda as propostas de conceituação da harmonia nas palavras do músico compositor educador Hans Joachim Koellreutter, constantes em sua Terminologia de uma Nova Estética da Música (impregnada de leituras de Capra e Heisenbeg), conceitos estes que para ele são “(...) indispensáveis (...) para a criação de uma linguagem de sons que corresponda `a visão do mundo revelado pela ciência moderna (...)”, e que para nós são complementares `a nossa tétrade holística (artes, ciências, filosofias, tradições espirituais).
Diz ele dois conceitos de harmonia:
a) concatenação de acordes segundo os princípios da tonalidade; b) disposição regular, coerente e proporcionada entre as partes de um todo.
Ressaltamos a presença em nosso texto e em nossa abordagem dos quatro pilares do conhecimento humano, representados por Adorno (filosofia), Clarice (arte / literatura), Levi e Ghyka (tradições espirituais) e Koellreutter (ciência).
A abordagem holística exige nossa presença no mundo, além das escolas e bibliotecas. As harmonias não são privilégios da música ou da arte. As harmonias estão nas rodas de choro, nas baterias das escolas de samba, nos relacionamentos, na culinária brasileira, nos clusters , na série harmônica, nas feiras livres, nos ecossistemas (onde o homem concede o privilégio de sua ausência predatória), nos ciclos arquetípicos (as fases da lua, as marés, a respiração humana, o ciclo menstrual, as estações do ano etc).
A vida é maior que a arte.

Nenhum comentário: