o som da alma

1) O som é a presença integral e manifesta do sagrado.
2) Torne-se quem você nasceu para ser, torne-se músico.
3) A música abre o céu (Baudelaire).
4) Play is pray.

segunda-feira, 26 de março de 2007

todos os nomes do Senhor

abd ar - razzaq (séc. XIV)
místico persa, um dos mais famosos sufistas. autor do dicionário dos termos técnicos da mística muçulmana. fez a passagem em 1329.

aben - esra (1092 - 1194)
rabino de origem espanhola. seu nome completo é abraão aben - meir ben - esra. tornou-se famoso pelo seus comentários bíblicos e ensaios de filosofia religiosa. seus livros : o livro do calendário; o astrolábio; o fundamento dos números. é considerado um ds incrementadores da orientação neo platônica do pensamento judaico.

abu béquer (573 - 634)

primeiro califa muçulmano. nasceu em Méca. sogro e sucessor de Maomé. quando maomé fugiu de méca, abu béquer foi seu único companheiro. foi o primeiro a dar forma escrita às doutrinas de maomé.

hallaj (857 - 922)
poeta místico persa. sabia o corão de cor, foi flagelado, decapitado e incinerado. o Divan al hallaj é um dos mais belos livros de poesia árabe, contém textos místicos que foram reunidos por seus discípulos.

ahmad al - dabawi ( séc. XII)
santo muçulmano no egito. ficou por longos tempos no telhado, em silêncio, observando e meditando. é autor de inúmeras orações que se tornaram bastante populares no Egito.


al - farabi (séc. X)

filósofo árabe. popularizou as doutrinas de aristóteles. foi mestre de avicena. obra principal : enciclopédia das ciências. exerceu influência sobre a filosofia árabe e cristã medieval.
seus outros nomes : abu nasr maomé - ben maomé ben tarcã, maalem - tsani.

abu hamid maomé al gazali (1058 - 1111)
teólogo e filósofo árabe. em 1095 demitiu-se de sua cátedra, deixou a família e devotou-se à vida ascética.

Nenhum comentário: